Antes de reciclar o lixo é de extrema importância a separação e a limpeza do mesmo, para que além não seja contaminado pelo lixo orgânico, impossibilitando o processo de reciclagem. Alem de facilitar o trabalho dos catadores e das pessoas que trabalham com a reciclagem.
O trabalho dessas pessoas é de extrema importância para a sociedade em que vivemos visto que nosso consumo é muito grande, e os resíduos proveniente desse consumo precisam ser destinado de alguma maneira, e a melhor maneira seria que esses mesmos resíduos possam reutilizados, diminuindo gastos e preservando nosso meio ambiente.
O ato de separá-lo, conforme o material que é feito, recebe o nome de coleta seletiva.
Entenda como funciona:
Lixo orgânico: infelizmente maioria do lixo orgânico não pode ser reciclada, porem restos de frutas, cascas, vegetais e pó de café, podem virar adubo por meio da técnica de compostagem, já restos de carnes e alimentos industrializados, assim como fezes de animais de estimação não podem fazer parte do processo de compostagem.
Plásticos, vidros, papel, papelão e metal, como latas de alumínio, podem ser reciclados, se estiverem limpos e secos, para evitar a contaminação.

Relação de cores para cada material reciclável.
Cada um fazendo a sua parte, com atitudes conscientes, trazendo benefícios para nós e para as próximas gerações.
Veja também um vídeo super interessante sobre coleta seletiva.