Knowaste – Processo de Reciclagem de Fraldas Descartáveis.

reciclagem de fraldas

Talvez você nunca tenha pensado nisso, mas fraldas descartáveis para bebês e absorvente femininos representam um grande problema para o meio ambiente. Composta por uma camada exterior de polietileno sintético (derivado de petróleo), e uma parte interna feita com por papel e poliacrilato de sódio, estima-se que, em um ano, uma única criança seja responsável pelo uso de 130 quilos de plástico, contando também as embalagens, além de algo entre 200 a 400 quilos de pasta de papel.

O grande problema é que até então não existia uma destinação correta para tais resíduos que não o lixo comum.

Mas a empresa canadense Knowaste desenvolveu um método para resolver tal problema. O método leva o nome da empresa.
Produtos Absorventes de Higiene (AHP – na sigla em inglês), que são utilizados em fraldas descartáveis, produtos para incontinência de adultos e produtos de higiene feminina, podem ser reciclados através da inserção de uma autoclave para separa-los e esteriliza-los. A partir daqui, as fraldas são enviados para um desintegrador para começar o processamento.

O próximo passo lava o material e o expõe a um tratamento químico especial para desativar os polímeros super-absorventes.

Ao concluir processo de lavagem, os materiais plásticos são removidos e enviados para um dispositivo separado de processamento.

Os componentes plásticos são novamente filtrados e limpos em um ciclo de lavagem final.

O plástico é, então, comprimido em pequenos paletes que podem ser vendidos para reutilização.

As partes restantes do produto de higiene absorvente entram em um processo de limpeza que captura quaisquer vestígios remanescentes de plástico e outros materiais orgânicos.

Para conservar recursos durante todo o processo de reciclagem, a água de cada ciclo de lavagem é armazenada e enviada para um dispositivo de tratamento interno para readequação da mesma. A água é então reutilizada no sistema Knowaste.

O lixo orgânico restante é seco e utilizado para criar energia verde.

Confira abaixo um vídeo do processo.