O que considerar ao contratar uma desentupidora?

Lixo e falta de manutenção entopem pias e vasos sanitários. Papel, fios de cabelo, algodão, restos de comida e encanamentos antigos colocam você numa situação complicada. O problema não surge de uma hora para outra… Mas, quando ele vem, vem com tudo. É como passar anos comendo fritura, um dia seu coração cobra a fatura.

duvidas

O entupimento é um transtorno que parece sem fim. Você coloca em prática todas as soluções caseiras conhecidas, água quente, bicarbonato com vinagre, técnica de vedação, apela para a soda cáustica, mas nada dá certo. Após dias de mau cheiro, cozinha e banheiro interditados você pede indicações de especialistas a familiares e amigos.

O alto preço de algumas causa espanto e o precinho camarada deixa você desconfiado. Contratar esse serviço não é nada fácil. Você precisa pesquisar muito para não comprar gato por lebre. Mas, o que é preciso saber para contratar uma empresa de desentupimento?Leia esse artigo e veja como não cair em armadilhas.

Pesquisar a reputação

Veja se a empresa existe mesmo, o que mais tem é gente aplicando golpes. Visite as instalações, converse com funcionários e o responsável por ela. Entre em sites de proteção ao consumidor e analise os relatos, a propaganda boca a boca é sinal de satisfação. Você também pode ler relatos de clientes nos sites das empresas.

reputacao

Peça o CNPJ e verifique a situação da empresa no site da Receita Federal. Se impedirem você de visitar a empresa e negarem o CNPJ, a desentupidora não merece sua confiança. Quem não deve, não teme, já diz o ditado.

Tempo de mercado

Prefira desentupidoras tradicionais, geralmente elas são registradas na ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e nos demais órgãos de fiscalização. Quem está há muito tempo no mercado possui soluções para vários tipos de entupimento, seja residencial ou comercial. Boas empresas atravessam o tempo e possuem base sólida de clientes.

Pedir um orçamento

No mínimo de quatro empresas, mesmo em situações de emergência. Para o orçamento é fundamental a visita de um técnico, que deverá estar uniformizado e credenciado. O profissional precisa analisar a planta hidráulica, os encanamentos e o nível do entupimento para escolher a técnica e os equipamentos. A visita não pode ser cobrada.

orcamentos

No orçamento devem estar descritos a data de início e término, materiais, procedimentos e valores. Sobre o preço, verifique se é valor fechado ou metragem linear. Neste, fica determinado o valor da metragem do cabo. O preço fechado é melhor, pois, você não tem como saber quantos metros de cabo serão necessários.

O orçamento é um momento crucial, tire todas suas dúvidas. Neste primeiro contato você percebe (ou não) o profissionalismo da empresa.

Preço não é tudo

Preço muito barato pode ser uma roubada. Mas, ser caro demais não é sinal de qualidade. Por isso é importante fazer vários orçamentos. Tendo várias propostas você consegue chegar num consenso sobre valores.

Vários canais de atendimento

Empresas com múltiplos canais de atendimento: telefone, e-mail, fax, Skype e Whatsapp provam que estão à disposição do cliente. Contudo, nada adianta se os funcionários não forem bem treinados.

atendimento-ao-cliente

Atendimento 24 horas

Isso diferencia uma desentupidora eficiente de uma amadora. Veja se empresa atende 24 horas por dia, 7 dias por semana, incluindo fim de semana e feriados, afinal, imprevistos acontecem sem hora marcada.

Pessoal especializado

Empresas conceituadas treinam seus funcionários constantemente. Verifique se os técnicos sabem como limpar e transportar resíduos. Outros aspectos a serem observados são os treinamentos NR33, para trabalhos em ambientes confinados e NR18, para trabalhos em altura. Esses detalhes garantem a segurança dos trabalhadores e também a sua.

profissional-desentupidora

Produtos certificados

Desentupidoras renomadas usam produtos autorizados pelo Ministério da Saúde e seguem leis ambientais. Empresas que não têm esses cuidados podem utilizar produtos perigosos à saúde dos funcionários e também a sua. Jamais se esqueça de verificar isso.

Contrato, garantia e nota fiscal

Ele é sua segurança. No contrato deve estar a descrição do serviço, garantia de 90 dias sem custo adicional, cobertura para avarias durante o serviço. Exija também a nota fiscal e tenha o nome completo do técnico e o número do RG. Fuja de quem se recusar a fornecer tais informações.

Formas de pagamento

Boas empresas têm várias formas de pagamento. Elas não cobram mais barato por pagamentos feitos com cartão.  Desconfie de quem exige pagamento à vista em dinheiro vivo, mesmo com a promessa de descontos.

formas-pagamento

Frota própria

Carros e veículos próprios tornam o serviço mais ágil. Veículos novos com logo, telefones e site da empresa são essenciais para uma boa desentupidora.

Entupimentos tiram a gente do sério. Uma desentupidora sem credibilidade complica ainda mais. Tenha essas dicas em mente, mesmo nas situações emergenciais. Seja criterioso na contratação, pois, é a sua segurança e saúde que estão em jogo.

Saiba que os órgãos de defesa do consumidor recebem inúmeras queixas. Preços abusivos estão no ranking das reclamações. As empresas de desentupimento insistem em cobrar pelo metro linear de cabo, quanto o mais indicado é por valor fechado.

 

limpa fossa curitiba