Conheça a Maquina que transforma fezes em água

bill-gates-bebe-agua-de-feses

O Omniprocessor desenvolvido pela Janicki Bioenerg transforma fezes em água potável, isso mesmo! E se você duvida da qualidade da água gerada ninguém menos que Bill Gates bebeu dessa água e aprovou!

Este invento fantástico além de produzir água potável, também produz energia e os resíduos desta operação são apenas cinzas que ainda podem ser usadas como fertilizante entre outras coisas. A principal ideia do Omniprocessor é resolver um grave problema de lugares pobres ao redor do mundo, a falta de saneamento condições sanitárias que vem deixando as pessoas doentes.

A extração da água é feita pela evaporação, ou seja as são fervidas a mais de 1000 graus Celsius e o vapor da água resultante da fervura é coletado e tratado para gerar água potável, segundo Gates que comenta mais sobre a experiência em seu blog:

“água tem o mesmo gosto de qualquer outra que eu tenha tomado de uma garrafa. E após estudar a engenharia por trás da máquina, eu beberia com felicidade aquela água todo dia.”

Confira abaixo um vídeo que explica melhor o processo e também mostra Bill Gates bebendo a água do Omniprocessor.

Os dejetos humanos são compostos de 80% de água e apenas 20% de massa fecal. A cada 1 kg desse conteúdo, nós perdemos 800 g por causa de uma pequena parcela que contamina toda a água.

agua-fezes

O refugo cai em uma esteira e chega até alguns tubos, onde toda aquela sujeira é fervida. É ali que o vapor da água é separado do que é sólido. A parte sólida vai para uma fornalha e é transformada em vapor de alta pressão, que vai para um gerador.

O resultado é energia que alimenta a própria máquina e que pode ser distribuída para outros fins. O vapor da água, por sua vez, vai para uma seção de tratamento e sai por uma torneira como água pura e cristalina.